sexta-feira, 30 de junho de 2023

Uma fábula para crianças ou Deus é Um Democrata




Como todos sabem, Deus cultiva a democracia nos seus diversos aspectos. Não é à toa que existe o que alguns pensam que é lenda - o “livre arbítrio”.

O Todo Poderoso permitiu que o Rei do Paraiso dos animais fosse escolhido por voto direto e secreto. O juiz do pleito seria a coruja e seus auxiliares o corvo, o urubu e o anum preto.

Candidataram-se o leão e o rato. A coruja então, que desejava a vitória do rato, encarregou o papagaio de propagar que o leão iria destruir a floresta e que os animas iriam viver na miséria. E ainda que o leão combinado com outros animais de sua espécie, havia preparado jaulas para prender todos aqueles que apoiassem o rato.

Paralelo a isso, a coruja determinou (afinal ela era o juiz do pleito) que o macaco seu companheiro de farras florestais seria o escrutinador e de posse das urnas, substituiria os votos do leão pelos do rato. Tudo bem "programado" para parecer legal.

A onça pintada, o jacaré e o carcará que eram neutros, tentaram acompanhar o processo de votação e apuração, mas mesmo tendo a força para fazê-lo, como não tinham sido credenciados pela coruja, foram ignorados.

O rato venceu a eleição. Foi uma eleição “apertada” porque as aves inteiras e os animais mais inteligentes votaram no leão, mas os répteis, os insetos e todos os animais venenosos, votaram no rato.

Assim termina essa fábula, mas o rato já começou a destruir a floresta e prender os apoiadores do leão. Porque é assim que os ratos se comportam. Acusam os outros animais de estarem fazendo ou que pretendem fazer o que eles mesmos fazem.

The end.

Houston, TX - 29 de junho de 2023.

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Várzea Alegre e o Censo de 2022

O Censo de 2022 do IBGE revela que o Brasil superou 203 milhões (203.062.512) de habitantes. A população cresceu apenas 6,45% desde o último Censo em 2010 (190.755.799). A data de referência para esses números é 31 de julho de 2022, exatamente à meia noite. Todos os indivíduos nascidos após essa data não estão contabilizados.

A região Sudeste ainda concentra quase metade da população, com cerca de 84,8 milhões de habitantes, sendo o Estado de São Paulo o maior do país com 21,88% de habitantes, equivalentes a 44.420.459. O Ceará possui 4,33% da população nacional, com seus 8.791.688 habitantes.

Para consumo doméstico, fiz uma pesquisa sobre a microrregião que compreende Várzea Alegre e seus municípios limítrofes (como abaixo). Dos sete municípios em questão, o que mais cresceu em número de habitantes foi exatamente Várzea Alegre (1,85%), sendo também o maior (38.984). O que mais diminuiu foi o Cedro (-9,87%) e o menor continua sendo o Granjeiro (4841).

Rejubilem-se pois, meus queridos conterrâneos. Várzea Alegre está fadada a continuar sendo sede do município pólo dessa microrregião, agora e no futuro.



Várzea Alegre
38.984
População em 2022
38.276
População em 2010
1,85%
Taxa de crescimento
populacional

=======================================

Cedro
22.344
População em 2022
24.792
População em 2010
-9,87%
Taxa de crescimento
populacional

========================================

Lavras da Mangabeira
30.802
População em 2022
31.032
População em 2010
-0,74%
Taxa de crescimento
populacional

=======================================

Farias Brito
18.217
População em 2022
19.617
População em 2010
-7,14%
Taxa de crescimento
populacional

=======================================

Carius
17.015
População em 2022
18.320
População em 2010
-7,12%
Taxa de crescimento
populacional

========================================

Granjeiro
4841
População em 2022
5025
População em 2010
-3,66%
Taxa de crescimento
populacional

========================================

Caririaçu
26.320
População em 2022
26.236
População em 2010
0,32%
Taxa de crescimento
populacional

segunda-feira, 26 de junho de 2023

A Inteligência Artificial oferece riscos à humanidade?




Muitos cientistas e pesquisadores na área de tecnologia da informação estão preocupados com a velocidade com que os recentíssimos sistemas de Inteligência Artificial têm se desenvolvido. O temor é que esses algoritmos atinjam um ponto de autoaperfeiçoamento tal que ameace nossa capacidade de controlá-los, representando um grande risco potencial para a humanidade.

Nos últimos dias, cerca de 28.000 executivos de empresas e estudiosos da área (Steve Wozniak e Elon Musk, entre outros) assinaram uma carta aberta escrita pelo Future of Life Institute ("o Future of Life Institute – FLI, é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo reduzir os riscos globais catastróficos e existenciais que a humanidade enfrenta, especialmente o risco existencial da inteligência artificial avançada"). O texto pede uma pausa de seis meses ou uma moratória na pesquisa de novos avanços no desenvolvimento de IA.

Imagina-se que essa rápida aceleração pode resultar em uma “inteligência geral artificial” (AGI) e quando isso acontecer, a IA será capaz de aprimorar -se dispensando a intervenção humana.

Esses sistemas de Inteligência Artificial têm seus primórdios em fevereiro de 1996, quando o computador Deep Blue da IBM venceu o campeão mundial de xadrez, Garry Kasparov, tido por muitos como o maior enxadrista de todos os tempos. Essa foi a inédita marca da superioridade de uma inteligência artificial sobre um humano. A partir daí e com um público intrigado com as possibilidades potenciais, seguiram-se as pesquisas de sorte que hoje as máquinas já superam os seres humanos em várias atividades.

São robôs aspiradores de pó, que limpam a casa mais rápido e melhor do que um humano com uma vassoura, "smart refrigerators" que controlam sua própria temperatura, além de fazer controle do estoque de alimentos ali armazenados, etc. E o que dizer da Alexa da Amazon, que liga e apaga luzes, liga e desliga o ar-condicionado, faz compras online, toca a música do seu cantor ou estilo preferido, tudo sob o comando de voz. Na medicina já fazem diagnósticos com precisão surpreendente. Consideram o prontuário do paciente, sintomas e resultados dos exames para indicar o tratamento mais adequado. Alguns desses aplicativos são capazes de apontar efeitos colaterais e riscos do tratamento. Alguns algoritmos controlam robôs que realizam cirurgias comandadas por um cirurgião à distância. Recentemente deparei-me nessa minha estadia em Los Angeles, na Ocean Avenue em Santa Mônica, com um veículo sem motorista trafegando nessa movimentada e principal artéria da cidade.

A preocupação dos estudiosos faz sentido quando se sabe que ainda em 2017 a IBM lançou o Deepmind e "apresentou o AlphaZero, uma nova IA que ao ser alimentada com as regras básicas do xadrez, levou apenas três horas para superar o nível humano, jogando e aprendendo consigo mesma. Para medir o desempenho do sistema especialista, não fazia mais sentido colocá-lo para enfrentar humanos, logo a atenção voltou-se para os melhores softwares jogadores: o adversário no xadrez foi o Stockfish, considerado impossível de ser derrotado por um humano. O AlphaZero venceu 155 de mil partidas contra a versão TCET 2016 do Stockfish, perdeu apenas seis e empatou as restantes".

Uma equipe de pesquisadores da Microsoft ao testar o GPT-4 (que dentre os "chatbots" disponíveis, creio ser o mais completo), ele teve um desempenho melhor do que 90% dos participantes dos humanos no Uniform Bar Exam, um teste padronizado usado para certificar advogados para a prática nos Estados Unidos (semelhante ao Exame da Ordem dos Advogados do Brasil).

Filósofos e cientistas têm estudado de há muito a possibilidade, agora concreta, de que uma vez que a IA possa desenvolver-se a si mesma, não saberemos como controlá-la. O raciocínio é simples: qualquer que seja o sistema que pensemos para nos proteger será antecipado pela IA quando ela atingir o status de superinteligente. Qualquer defesa que construirmos será desfeita porque o que quer que pensemos ela poderá ter pensado milhões de vezes mais rapidamente.

Assim caminha a humanidade...

quinta-feira, 15 de junho de 2023

A moradia é um direito fundamental do indivíduo?




O artigo 6.º da Constituição Federal brasileira de 1988 faz parte do capítulo I, denominado “Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos” do título II, denominado “Dos Direitos e Garantias Fundamentais”, como abaixo:

Art. 6.º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Nos Estados Unidos, a Califórnia pode ser o primeiro Estado a consagrar o direito à moradia na Constituição, sob uma nova proposta anunciada por alguns legisladores democratas e grupos de direitos civis. A primeira tentativa foi introduzida pelo deputado Rob Bonta em maio de 2020 e inspirada pelas ações do "Moms4Housing" em Oakland, que ocupou uma casa vazia para protestar contra a crise imobiliária.

Nesta legislatura, o Deputado Democrata de São Francisco Matt Haney apresentou a medida ACA 10 (Assembly Constitutional Amendment 10) que acrescentaria essa seção à Constituição da Califórnia:

"O estado reconhece o direito humano fundamental à moradia adequada para todos na Califórnia. É obrigação compartilhada das jurisdições estaduais e locais respeitar, proteger e cumprir esse direito, de forma não discriminatória e equitativa, com vistas a alcançar progressivamente a plena realização do direito, por todos os meios apropriados, incluindo a adoção e alteração de medidas legislativas, ao máximo dos recursos disponíveis."

Apesar de autor da iniciativa, o Deputado Haney observou que não garantiria que o governo forneceria moradia de graça. Os defensores da medida afirmam que a emenda constitucional colocaria pressão legal sobre as Cidades e Condados para aumentar a construção e o combate à falta de moradia.

“A falta de responsabilidade coletiva que vimos neste estado para abrigar nossos pais é insana e, sem dúvida, é criminosa”, disse Christina Livingston, diretora-executiva da Alliance of Californians for Community Empowerment — ACCE.(A ACCE é uma organização comunitária multirracial, democrática e sem fins lucrativos que pretende construir poder para lutar e defender a justiça econômica, racial e social.)

"Este é um primeiro passo do que acreditamos ser uma campanha de vários anos", disse Carlos Marquez, da American Civil Liberties Union California Action - ACLU. (A ACLU é uma ONG norte-americana sediada na cidade de Nova Iorque cuja missão é "defender e preservar os direitos e liberdades individuais garantidas a cada pessoa neste país pela Constituição e leis dos Estados Unidos".)

“No momento, não existe nenhum sistema para amparar os sem-tetos e até que exista, os direitos existentes ou futuros de nossos residentes não podem ser razoavelmente atendidos”, afirmou Graham Knaus, líder da California State Association of Counties - CSAC. (A CSAC é uma organização de lobby, defesa e serviço que representa os 58 condados do Estado nos níveis estadual e federal, uma espécie de Associação dos Municípios encontrada na maioria dos Estados do Brasil.)

O processo está sendo conduzido com muita cautela, uma vez que nos Estados Unidos as leis são feitas para funcionar. Para ser incorporada ao texto constitucional, após aprovada por dois terços das duas Casas Legislativas (o Poder Legislativo da Califórnia é constituído pelo Senado e pela Assembleia. O Senado possui um total de 40 membros, enquanto que a Assembleia possui um total de 80 membros), passa ainda pela aprovação em um referendo popular.

terça-feira, 13 de junho de 2023

"Do pescoço pra baixo é canela!"




Essa expressão é usada para referir-se a um jogo em que os jogadores estão muito violentos ou desleixados nas divididas, que não têm medo de dar ou levar pancadas. É como se eles não tivessem pernas, só canelas, que são mais resistentes.

No cenário político americano atual, "do pescoço pra baixo é canela!". O ex-Presidente Trump acaba de ser indiciado, acusado de vários crimes pelo Partido Democrata, entre eles:

· Retenção não autorizada de documentos de segurança nacional;

· Conspiração, obstrução de justiça, falso testemunho e desrespeito ao tribunal por ter retirado documentos sigilosos da Casa Branca para seu resort Mar-a-Lago*, na Flórida;

· Falsificar registros comerciais para esconder o pagamento de suborno à atriz pornô Stormy Daniels para encobrir um suposto caso que ambos tiveram em 2006;

· Abuso sexual e difamação da escritora americana Elizabeth Jean Carroll.

Trump nega todas as acusações e diz ser vítima de perseguição política. Ele é o primeiro Presidente americano a ser condenado por abuso sexual e a enfrentar acusações criminais após deixar o cargo.

Apenas como registro, há menos de uma semana a mídia americana publicou pesquisa feita entre os eleitores republicanos que através das primárias escolherão o próximo candidato a Presidente, em que o ex-Presidente Trump tem quase 60% das intenções de votos contra em torno de 20% do segundo colocado, o Governador da Flórida Ron DeSantis , reeleito em 2022.

Jack Smith é o Procurador Especial Independente que indiciou Trump. Ele é um veterano do Departamento de Justiça dos EUA, que já atuou como chefe da seção de integridade pública e como procurador de crimes de guerra no Tribunal Penal Internacional. Ele foi nomeado pelo procurador-geral Merrick Garland para conduzir duas investigações sobre o ex-presidente: uma sobre sua retenção não autorizada de documentos confidenciais e outra sobre seu papel no ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Eu tenho uma boa ideia do que seja alguém ser investigado por um Procurador Especial Independente. Tive oportunidade de acompanhar diariamente através da imprensa quando aqui morava, os 14 meses em que o Presidente Clinton no exercício do mandato foi investigado pelo Procurador Kenneth Starr.

"Em 1997, o Presidente Clinton estava sendo investigado pelo implacável Promotor Independente Kenneth Starr, acerca de negócios no seu estado de origem, o Arkansas, além da requisição de um seu assessor direto ao acesso a arquivos do FBI de centenas de pessoas sem autorização. Não eram questões para preocupar muito, até que explodiu o escândalo sexual Clinton/Monica Lewinsky. Esta jovem estagiária na Casa Branca teve um "relacionamento físico impróprio" com Clinton, nas palavras do próprio ex-Presidente. Para encurtar o relato, o Presidente Clinton foi acusado de perjúrio e obstrução de justiça, ao negar em depoimento no Senado o affair com a jovem estagiária, o que se comprovou verdadeiro posteriormente. Foi um período de muita turbulência na política americana, mas depois de 14 meses o Presidente Clinton foi livrado do processo de impeachment que houvera sido instalado pelo Senado daquele país." (Do meu artigo Entrevero Pueril - https://nilosergiobezerra.blogspot.com/2018/12/entrevero-pueril.html).

Enquanto isso, o Partido Republicano acusa Hunter Biden, filho do Presidente Biden, por possíveis crimes fiscais e uma declaração falsa relacionada à compra de armas. Ele admitiu que não informou todos os seus rendimentos e que era viciado em drogas quando comprou uma arma de fogo em 2018. Os promotores federais consideram como possíveis acusações contra ele:

- Falha em declarar impostos: os promotores acreditam que Hunter Biden pode ter deixado de declarar impostos por vários anos.

- Sonegação de impostos: os promotores acreditam que Hunter Biden pode ter superestimado as despesas comerciais para reduzir sua responsabilidade fiscal.

- Fazer uma declaração falsa em um formulário de compra de arma: em 2018, Hunter Biden comprou uma arma e declarou falsamente na papelada que não era usuário de drogas.

A decisão de acusar ou não Hunter Biden de qualquer crime cabe, em última análise, ao Departamento de Justiça. O Departamento de Justiça disse que tomará uma decisão com base nas evidências e na lei, e que não será influenciado pela política.

O Partido Republicano tem também acusado o Presidente Joe Biden de que ele usou sua influência como vice-presidente para beneficiar os negócios de seu filho Hunter Biden na Ucrânia e na China. Essas acusações são baseadas em e-mails e documentos supostamente encontrados em um laptop que pertencia a Hunter Biden.

Os Republicanos alegam que Biden pressionou a Ucrânia a demitir um Promotor que estava investigando a Burisma, uma empresa de energia ucraniana que pagou Hunter Biden para servir em seu conselho. Eles também alegam que Biden recebeu pagamentos de entidades chinesas ligadas a parceiros de negócios de Hunter Biden. O suposto “esquema de suborno criminoso” do Presidente Joe Biden está vinculado ao pagamento de cinco milhões de dólares supostamente feito pela empresa de energia ucraniana Burisma a membros da família Biden.

Como veem, politica é politica em qualquer lugar do mundo!



* "Mar-a-Lago é um resort de luxo e marco histórico nacional em Palm Beach, Flórida, construído pela empresária e socialite Marjorie Merriweather Post entre 1924 e 1927. Desde 1985, é propriedade de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos. Mar-a-Lago tem 126 quartos e 62.500 pés quadrados (5.810 m2) de área. O nome significa "do mar ao lago" em espanhol. Trump usou Mar-a-Lago como sua residência oficial e como um local de trabalho durante sua presidência, recebendo líderes estrangeiros e sancionado leis. Ele também continua a usar o resort como sua base política após deixar o cargo." (Da Plataforma de Inteligência Artificial AI Microsoft Bing).



Atualizado em 25/08/2023 às 08:18h


Donald Trump

O ex-presidente Donald Trump é o candidato favorito do Partido Republicano para a eleição presidencial de 2024, e figura empatado nas pesquisas com o seu rival democrata, o atual presidente Joe Biden. Além disso, nesta quarta apresentação à Justiça, na Geórgia, os advogados de Trump negociaram uma fiança de US$ 200 mil (cerca de R$ 1 milhão) e pagaram apenas 10% desse valor, não em dinheiro vivo, mas por meio de uma agência especializada em caução. Mesmo assim, Trump se defende das acusações apresentando-se duplamente como vítima: de fraude nas eleições de 2020 — a versão não comprovada que levou precisamente a essas investigações — e de perseguição de uma Justiça supostamente controlada por seus adversários democratas. Trump deixou um presídio na Geórgia após pagar fiança. Ele se entregou às autoridades devido a uma investigação que apura supostas fraudes eleitorais nas eleições presidenciais de 2020..



Atualizado em 29/08/2023 às 07:58h


Joe Biden

Com o apoio de parlamentares do Partido Republicano, seu partido, o presidente da Câmara dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, começou a traçar estratégias para avançar com um inquérito de impeachment do presidente Joe Biden, democrata. Fontes do partido relatam que McCarthy espera iniciar esse processo até o final de setembro. O líder da Câmara também ameaçou publicamente dar continuidade ao caso se as alegações de denunciantes da Receita Federal Americana se mantiverem e a administração Biden não cooperar com os pedidos relacionados à investigação contra Hunter Biden, filho do presidente norte-americano.

quinta-feira, 8 de junho de 2023

As Primárias Americanas




Foi dada a largada. As primárias dos republicanos para a eleição presidencial dos Estados Unidos em 2024 estão cada vez mais acirradas e prometem trazer uma competição acalorada entre os candidatos. As primárias vão acontecer entre fevereiro e junho de 2024 em todos os 50 estados, no Distrito de Columbia e em cinco territórios dos EUA. Com o atual presidente Joe Biden concluindo seu mandato, o Partido Republicano busca encontrar um candidato forte e capaz de desafiar o partido democrata nas próximas eleições.

Diversos nomes importantes surgiram como possíveis candidatos republicanos, cada um trazendo sua visão e propostas para o futuro do país. Entre os principais concorrentes estão figuras políticas conhecidas e estabelecidas, assim como novos rostos que buscam ganhar destaque na arena política.

O ex-presidente Donald Trump anunciou sua candidatura em novembro de 2022, dois anos antes da eleição, tentando se tornar o segundo presidente depois de Grover Cleveland a cumprir dois mandatos não consecutivos. Ele é considerado o favorito para a indicação republicana, mas enfrenta desafios como as investigações criminais sobre suas atividades no cargo e as audiências públicas sobre o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Outros candidatos que anunciaram ou estão considerando concorrer às primárias republicanas são: Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora na ONU; Asa Hutchinson, governador do Arkansas; Vivek Ramaswamy, empresário e escritor; Larry Elder, radialista e comentarista político; Tim Scott, senador pela Carolina do Sul; Ron DeSantis, governador da Flórida; Mike Pence, ex-vice-presidente; e Chris Christie, ex-governador de Nova Jersey.

As pesquisas de hoje, 08/06/2023, mostram que Trump lidera com folga a preferência dos eleitores republicanos, com 56% das intenções de voto. DeSantis aparece em segundo lugar, com 22%, seguido por Pence com 7%. Os demais candidatos têm menos de 5% cada. No entanto, as primárias podem mudar esse cenário enquanto os candidatos fazem campanha nos diferentes estados e regiões do país.

No passado, as primárias republicanas foram marcadas por debates acalorados e divisões ideológicas no partido. Alguns candidatos representavam uma ala mais conservadora, enquanto outros se destacavam por abraçar uma postura mais moderada. Essas divergências internas têm o potencial de moldar o cenário das primárias e influenciar o resultado final. Além disso, o legado do ex-presidente Donald Trump também deve ter um impacto significativo nas primárias republicanas. Trump continua sendo uma figura polarizadora no partido, com seguidores leais que o apoiam fervorosamente e críticos que buscam uma nova direção. A influência do ex-presidente nas primárias pode ser um fator determinante para a sua escolha como candidato republicano.

Enquanto isso, os Democratas têm feito movimentos tímidos uma vez que o Presidente Biden anunciou seu desejo de candidatar-se à reeleição. Por enquanto, apenas a escritora Marianne Williamson (foi candidata em 2020 e desistiu pelo caminho) e o advogado de 69 anos, Robert F Kennedy Jr., que traz consigo uma extraordinária grife da política americana: a família Kennedy. Com efeito, Robert Kennedy Jr. é filho do senador Robert Kennedy e sobrinho do ex-presidente John Kennedy, ambos assassinados na década de 1960. Robert Kennedy é ativista antivacina. O Instagram removeu sua conta em 2021 por "compartilhar repetidamente" informações falsas, segundo a empresa. Kennedy é considerado um outsider na corrida eleitoral democrata.

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Alterando os fatos, reescrevendo a história




"No change in doctrine or in political alignment can ever be admitted. For to change one's mind, or even one's policy, is a confession of weakness. If, for example, Eurasia or Eastasia (whichever it may be) is the enemy today, then that country must always have been the enemy. And if the facts say otherwise then the facts must be altered. Thus history is continuously rewritten." (George Orwell in 1984)

Em tradução livre:

"Nenhuma mudança na doutrina ou no alinhamento político pode ser admitida. Pois mudar de idéia, ou mesmo de política, é uma confissão de fraqueza. Se, por exemplo, a Eurásia ou a Lestásia (qualquer que seja) é o inimigo hoje, então esse país sempre deve ter sido o inimigo. E se os fatos dizem o contrário, então os fatos devem ser alterados. Assim, a história é continuamente reescrita." (George Orwell em 1984)

Os países comunistas têm sido conhecidos por sua tendência a reescrever a história para se adequar à narrativa política dominante. A manipulação da história é uma estratégia comum empregada pelos regimes comunistas para fortalecer seu controle sobre a população e legitimar seu poder.

Um dos principais métodos utilizados pelos países comunistas para reescrever a história é o controle dos meios de comunicação e da educação. Eles buscam disseminar uma versão distorcida dos eventos históricos que favoreça sua ideologia e demonstre a superioridade do sistema comunista. Isso inclui a glorificação dos líderes comunistas e a supressão de informações que possam manchar sua imagem. A censura é uma ferramenta poderosa usada para garantir que apenas a narrativa oficial seja divulgada e qualquer discordância seja silenciada.

Além disso, os países comunistas também reescrevem a história por meio da reinterpretação de eventos e da manipulação simbólica. Eles reinterpretam os fatos históricos de acordo com sua visão ideológica, distorcendo o significado original e reinterpretando eventos passados ​​para atender às suas necessidades políticas. Símbolos e monumentos históricos também são manipulados para se adequarem à narrativa comunista, muitas vezes sendo recontextualizados ou até mesmo destruídos se forem considerados contrários aos interesses do regime.

Outro aspecto importante da reescrita da história pelos países comunistas é a supressão de informações e a ocultação de documentos históricos. Muitas vezes, arquivos e registros são destruídos ou mantidos em segredo para evitar que a verdade histórica seja revelada. Isso impede que as pessoas tenham acesso a informações precisas e objetivas sobre os eventos passados ​​e impede a formação de uma compreensão completa da história.

Os países comunistas têm uma longa história de reescrever a história para promover sua ideologia e manter seu controle sobre a população. No entanto, apesar de seus esforços, a verdade histórica persiste e continua a ser buscada por aqueles que valorizam a liberdade de pensamento e a busca pela verdade. A reescrita da história pelos países comunistas é uma prática manipuladora e perigosa, pois distorce a compreensão dos eventos passados ​​e mina a importância da objetividade e da liberdade intelectual.

No Brasil está estabelecido um sistema de perseguição aos agentes públicos que ousaram revoltar-se contra o sistema corrupto. Enquanto um condenado por corrupção pela Lava Jato ocupa a presidência da República, praticamente todos os outros condenados foram descondenados. Foram criados inquéritos ilegais para calar a população e perseguir os que demonstram insatisfação contra aqueles que praticaram o maior saque da história em uma democracia ocidental.

Conforme a maior autoridade institucional brasileira dirigindo-se ao chefe da pior ditadura da América do Sul, "se eu quiser vencer uma batalha preciso construir uma narrativa para destruir o meu potencial inimigo. Então, o Maduro sabe qual foi a narrativa que construíram contra a Venezuela durante tanto tempo. Essa narrativa, durante muitos anos eu andava ao mundo explicando que não era do jeito que as pessoas diziam que era. E eu acho, companheiro Maduro, que é preciso, você sabe a narrativa que se construiu contra Venezuela: da antidemocracia, do autoritarismo, sabe. Então, eu acho que cabe à Venezuela mostrar a sua narrativa para que possa, efetivamente, fazer pessoas mudarem de opinião. Eu vou em lugar que as pessoas nem sabe aonde fica a Venezuela, mas sabe que a Venezuela tem problema da democracia, que o governo não sei das quantas. Então, é preciso que você construa a sua narrativa. Eu acho que por tudo que nós conversamos, a sua narrativa vai ser infinitamente melhor do que a narrativa que eles têm contado contra você."

Estamos vendo ao vivo, vivendo a história da construção de uma narrativa pelo PT e seus aliados para desfazer acordos, medidas e até leis aprovadas a partir da Operação Lava Jato. Argumentam que as investigações, mesmo com algumas dezenas de confissões e com a recuperação de bilhões de reais e um turbilhão de provas colhidas, foram constituídas de uma "farsa" ou uma "armação" gestada no exterior. Não à toa investem contra a lei das estatais, contra a governança da Petrobras e ainda o absurdo de trabalhar para anular os acordos de leniência das empreiteiras responsáveis pelo propinoduto.

Como "os fatos dizem o contrário, então os fatos devem ser alterados. Assim, a história é continuamente reescrita."

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Café com Leite




Durante a República Velha (1889/1930), principalmente nas duas últimas décadas, prevaleceu uma estrutura de poder fruto de acordo entre as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais para se revezarem na presidência. Foi o predomínio político dos cafeicultores de São Paulo e dos fazendeiros pecuaristas de Minas Gerais.

O Brasil nessa época, era um país majoritariamente agrícola, e o café era a principal fonte de renda do país. São Paulo era o maior produtor de café do Brasil, enquanto Minas Gerais se destacava pela produção de leite. As elites políticas desses estados perceberam que, juntas, poderiam exercer um grande poder político e garantir benefícios para suas regiões.

Por razões diversas (não por acordo de oligarquias) podemos estar nos dirigindo para um novo período da política do Café com Leite. Os Governadores de ambos os Estados estão consolidando-se como lideranças ao nível nacional.

É possível que tenhamos mais cedo do que se imagina, uma chapa Tarcísio/Zema para disputar a Presidência. Isso consistiria em uma dupla extremamente forte e competitiva. Ambos têm uma história de vida sem máculas (o que apesar de ser uma obrigação para qualquer cidadão, especialmente para o homem público, é uma raridade nos dias atuais)e são conhecidos (principalmente o Governador de São Paulo) como tocadores de obras e extraordinariamente criativos.

Se considerarmos que o Estado de São Paulo tem 22,16% de eleitores e Minas Gerais 10,41% (fonte: TSE 2022), esses dois Estados congregam aproximadamente um terço do eleitorado nacional. É um bom início para encarar uma eleição para Presidente.