terça-feira, 13 de junho de 2023

"Do pescoço pra baixo é canela!"




Essa expressão é usada para referir-se a um jogo em que os jogadores estão muito violentos ou desleixados nas divididas, que não têm medo de dar ou levar pancadas. É como se eles não tivessem pernas, só canelas, que são mais resistentes.

No cenário político americano atual, "do pescoço pra baixo é canela!". O ex-Presidente Trump acaba de ser indiciado, acusado de vários crimes pelo Partido Democrata, entre eles:

· Retenção não autorizada de documentos de segurança nacional;

· Conspiração, obstrução de justiça, falso testemunho e desrespeito ao tribunal por ter retirado documentos sigilosos da Casa Branca para seu resort Mar-a-Lago*, na Flórida;

· Falsificar registros comerciais para esconder o pagamento de suborno à atriz pornô Stormy Daniels para encobrir um suposto caso que ambos tiveram em 2006;

· Abuso sexual e difamação da escritora americana Elizabeth Jean Carroll.

Trump nega todas as acusações e diz ser vítima de perseguição política. Ele é o primeiro Presidente americano a ser condenado por abuso sexual e a enfrentar acusações criminais após deixar o cargo.

Apenas como registro, há menos de uma semana a mídia americana publicou pesquisa feita entre os eleitores republicanos que através das primárias escolherão o próximo candidato a Presidente, em que o ex-Presidente Trump tem quase 60% das intenções de votos contra em torno de 20% do segundo colocado, o Governador da Flórida Ron DeSantis , reeleito em 2022.

Jack Smith é o Procurador Especial Independente que indiciou Trump. Ele é um veterano do Departamento de Justiça dos EUA, que já atuou como chefe da seção de integridade pública e como procurador de crimes de guerra no Tribunal Penal Internacional. Ele foi nomeado pelo procurador-geral Merrick Garland para conduzir duas investigações sobre o ex-presidente: uma sobre sua retenção não autorizada de documentos confidenciais e outra sobre seu papel no ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Eu tenho uma boa ideia do que seja alguém ser investigado por um Procurador Especial Independente. Tive oportunidade de acompanhar diariamente através da imprensa quando aqui morava, os 14 meses em que o Presidente Clinton no exercício do mandato foi investigado pelo Procurador Kenneth Starr.

"Em 1997, o Presidente Clinton estava sendo investigado pelo implacável Promotor Independente Kenneth Starr, acerca de negócios no seu estado de origem, o Arkansas, além da requisição de um seu assessor direto ao acesso a arquivos do FBI de centenas de pessoas sem autorização. Não eram questões para preocupar muito, até que explodiu o escândalo sexual Clinton/Monica Lewinsky. Esta jovem estagiária na Casa Branca teve um "relacionamento físico impróprio" com Clinton, nas palavras do próprio ex-Presidente. Para encurtar o relato, o Presidente Clinton foi acusado de perjúrio e obstrução de justiça, ao negar em depoimento no Senado o affair com a jovem estagiária, o que se comprovou verdadeiro posteriormente. Foi um período de muita turbulência na política americana, mas depois de 14 meses o Presidente Clinton foi livrado do processo de impeachment que houvera sido instalado pelo Senado daquele país." (Do meu artigo Entrevero Pueril - https://nilosergiobezerra.blogspot.com/2018/12/entrevero-pueril.html).

Enquanto isso, o Partido Republicano acusa Hunter Biden, filho do Presidente Biden, por possíveis crimes fiscais e uma declaração falsa relacionada à compra de armas. Ele admitiu que não informou todos os seus rendimentos e que era viciado em drogas quando comprou uma arma de fogo em 2018. Os promotores federais consideram como possíveis acusações contra ele:

- Falha em declarar impostos: os promotores acreditam que Hunter Biden pode ter deixado de declarar impostos por vários anos.

- Sonegação de impostos: os promotores acreditam que Hunter Biden pode ter superestimado as despesas comerciais para reduzir sua responsabilidade fiscal.

- Fazer uma declaração falsa em um formulário de compra de arma: em 2018, Hunter Biden comprou uma arma e declarou falsamente na papelada que não era usuário de drogas.

A decisão de acusar ou não Hunter Biden de qualquer crime cabe, em última análise, ao Departamento de Justiça. O Departamento de Justiça disse que tomará uma decisão com base nas evidências e na lei, e que não será influenciado pela política.

O Partido Republicano tem também acusado o Presidente Joe Biden de que ele usou sua influência como vice-presidente para beneficiar os negócios de seu filho Hunter Biden na Ucrânia e na China. Essas acusações são baseadas em e-mails e documentos supostamente encontrados em um laptop que pertencia a Hunter Biden.

Os Republicanos alegam que Biden pressionou a Ucrânia a demitir um Promotor que estava investigando a Burisma, uma empresa de energia ucraniana que pagou Hunter Biden para servir em seu conselho. Eles também alegam que Biden recebeu pagamentos de entidades chinesas ligadas a parceiros de negócios de Hunter Biden. O suposto “esquema de suborno criminoso” do Presidente Joe Biden está vinculado ao pagamento de cinco milhões de dólares supostamente feito pela empresa de energia ucraniana Burisma a membros da família Biden.

Como veem, politica é politica em qualquer lugar do mundo!



* "Mar-a-Lago é um resort de luxo e marco histórico nacional em Palm Beach, Flórida, construído pela empresária e socialite Marjorie Merriweather Post entre 1924 e 1927. Desde 1985, é propriedade de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos. Mar-a-Lago tem 126 quartos e 62.500 pés quadrados (5.810 m2) de área. O nome significa "do mar ao lago" em espanhol. Trump usou Mar-a-Lago como sua residência oficial e como um local de trabalho durante sua presidência, recebendo líderes estrangeiros e sancionado leis. Ele também continua a usar o resort como sua base política após deixar o cargo." (Da Plataforma de Inteligência Artificial AI Microsoft Bing).



Atualizado em 25/08/2023 às 08:18h


Donald Trump

O ex-presidente Donald Trump é o candidato favorito do Partido Republicano para a eleição presidencial de 2024, e figura empatado nas pesquisas com o seu rival democrata, o atual presidente Joe Biden. Além disso, nesta quarta apresentação à Justiça, na Geórgia, os advogados de Trump negociaram uma fiança de US$ 200 mil (cerca de R$ 1 milhão) e pagaram apenas 10% desse valor, não em dinheiro vivo, mas por meio de uma agência especializada em caução. Mesmo assim, Trump se defende das acusações apresentando-se duplamente como vítima: de fraude nas eleições de 2020 — a versão não comprovada que levou precisamente a essas investigações — e de perseguição de uma Justiça supostamente controlada por seus adversários democratas. Trump deixou um presídio na Geórgia após pagar fiança. Ele se entregou às autoridades devido a uma investigação que apura supostas fraudes eleitorais nas eleições presidenciais de 2020..



Atualizado em 29/08/2023 às 07:58h


Joe Biden

Com o apoio de parlamentares do Partido Republicano, seu partido, o presidente da Câmara dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, começou a traçar estratégias para avançar com um inquérito de impeachment do presidente Joe Biden, democrata. Fontes do partido relatam que McCarthy espera iniciar esse processo até o final de setembro. O líder da Câmara também ameaçou publicamente dar continuidade ao caso se as alegações de denunciantes da Receita Federal Americana se mantiverem e a administração Biden não cooperar com os pedidos relacionados à investigação contra Hunter Biden, filho do presidente norte-americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário