sexta-feira, 21 de maio de 2021

Das profundezas do Universo?




"Contanto que nada possa ser conhecido com certeza,
(nenhum sinal foi captado ainda),
Enquanto a terra ainda for diferente
Os planetas mais próximos e mais distantes..."
(Do poema THE BALL da poetisa polonesa Wisława Szymborska)


Existem alguns temas que são recorrentes entre os humanos. A curiosidade de saber de onde viemos, se vamos para algum lugar após a morte ("Será que há vida após a morte?"), se estamos sós no Universo etc. Acerca desse último tópico, a curiosidade em torno de UFOs (Unidentified Flying Objects - Objetos Voadores Não Identificados - OVNIs) está permanentemente presente, sempre que uma luz ou um objeto move-se no céu e não há uma explicação para aquele movimento.

A curiosidade é característica inata do ser humano. Objetos que bailam no céu e parecem desafiar nossa compreensão da física, dão asas à nossa imaginação. Mormente quando essas constatações são chanceladas por entidades governamentais. Recentemente vimos em publicação americana que "o governo dos EUA está levando a sério os OVNIs" (The US government is getting serious about UFOs).

Já no longínquo 1952, o Major General John Samford - General da Força Aérea dos Estados Unidos - afirmava que havia um certo "volume de relatórios que foram feitos por observadores confiáveis de coisas relativamente incríveis. É esse grupo de observações que agora estamos tentando resolver ”. Passados sessenta e nove anos daquela afirmação e a capital do gigante do norte está novamente excitadíssima com noticias sobre OVNIs, ou o que o governo dos EUA chama de "fenômenos aéreos não identificados". Longe de ser uma insanidade coletiva, as conversas refletem o fato de que alguns OVNIs são absolutamente inexplicáveis.

Evidente que a grande maioria de supostos objetos vistos no céu, são fenômenos meteorológicos, aeronaves ou balões. Apenas aqueles que seguramente não fazem parte desse conjunto, são realmente sem explicação, estão sendo fruto de uma investigação pelo Inspetor Geral do Pentágono. Na verdade essa autoridade está revendo uma investigação feita pela Marinha americana sobre os OVNIs. É um aprofundamento dessa investigação para ter a garantia de que o máximo de informações sobre os fenômenos será de domínio do Governo. Ainda neste verão, a comunidade de inteligência dos EUA entregará ao Senado um relatório de avaliação pública sobre OVNIs, requisitada pelo Comitê de Inteligência daquela Casa Legislativa.

O assunto tomou dimensões maiores quando o Sr. Lue Elizondo, que comandara o programa de pesquisa de OVNIs do Pentágono no Governo Obama e parte do Governo Trump, em declaração pública afirmou que "a investigação do governo não tinha recursos adequados". A partir desses comentários, o The New York Times produziu uma reportagem em dezembro de 2017, que incluiu três vídeos mostrando a interceptação de OVNIs por jatos de combate da Marinha dos EUA em 2004 e 2015.

Em dias atuais, "há o aumento da escala e da qualidade dos dados coletados durante esses avistamentos de OVNIs. Observadores militares treinados incluindo pilotos, radar, sonar e operadores de sensores de satélite têm visto repetidamente - e continuam a ver - OVNIs que funcionam de maneiras extraordinárias que parecem desafiar nossa compreensão da física."

Recentemente em 2020, aviadores da Marinha voando em um caça a jato F-18 fotografaram um OVNI em forma de triângulo saindo do oceano e acelerando em alta velocidade para a altitude. É por essas e outras que o governo dos Estados Unidos está levando essas investigações a sério. Prudente que nos preparemos para contactos imediatos de terceiro grau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário