quarta-feira, 25 de setembro de 2024

"Nesse mato tem coelho"


A expressão "Nesse mato tem coelho" é um dito popular que se refere a uma situação que pode parecer simples, mas que esconde complicações ou surpresas. A origem do provérbio pode ser atribuída à vida rural, onde a presença de coelhos em um mato ou na floresta indicava a possibilidade de encontrar algo valioso ou interessante, mas também sugeria a necessidade de estar atento e preparado para imprevistos.

O coelho, muitas vezes associado à fertilidade e à astúcia, representa tanto a riqueza (no sentido de uma caça valiosa) quanto os desafios que podem surgir ao tentar capturá-lo. Dessa forma, a expressão pode ser utilizada em diversos contextos, como em situações onde há mais do que aparenta à primeira vista, seja em negócios, relacionamentos ou em investigações de qualquer natureza.

Em um sentido mais amplo, "nesse mato tem coelho" nos alerta para a importância de olhar além da superfície, sugerindo que, em muitas circunstâncias, é preciso ter precauções e estar ciente das complexidades que podem estar ocultas em uma situação aparentemente simples. Assim, o dito popular traz uma mensagem de alerta sobre a necessidade de vigilância e discernimento nas diversas situações da vida cotidiana.

Para os simples mortais, semiletrados, temos profunda dificuldade de compreender o que move uma autoridade a tomar determinada decisão. Muita vez, ao esperar uma certa direção, somos surpreendidos. E é aí que o ditado popular explode na nossa mente: "nesse mato tem coelho!".

"Moraes nega acesso da CGU às provas no caso das joias de Bolsonaro"

https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/moraes-nega-acesso-da-cgu-as-provas-no-caso-das-joias-de-bolsonaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário