Um velho engenheiro aposentado que combate o ócio tentando escrever textos inspirados nos acontecimentos do cotidiano. Autor dos livros “… E A VIDA ACONTECEU! FASE 1” , “INQUIETAÇÕES NOTURNAS, REFLEXÕES NAS MADRUGADAS” e “… E A VIDA ACONTECEU! FASE 2”.
sábado, 25 de janeiro de 2025
"Pede pra cagar e sai!"
A tradição de cada cidade ter um santo padroeiro é resultado de práticas cristãs antigas, da veneração de santos e relíquias, e da necessidade social de criar símbolos de identidade coletiva. Consolidada na Europa durante a Idade Média, essa prática foi trazida para o Brasil pelos portugueses, onde se misturou às culturas locais. No Brasil, as celebrações em homenagem aos padroeiros tornaram-se eventos religiosos e culturais importantes, mesclando elementos cristãos e tradições populares.
Em Várzea Alegre, o santo padroeiro é São Raimundo Nonato. Sua igreja matriz, situada na Rua Deputado Otacílio Correia (antiga Rua Major Joaquim Alves), é uma construção imponente, recuada em um amplo terreno e adornada por uma praça agradável e bem cuidada à sua frente. No entanto, essa praça nem sempre existiu. Na década de 1950, o espaço à frente da igreja era um campo de futebol, perfeito para o lazer das crianças e pré-adolescentes da região.
Lembro-me com carinho das tardes em que nos reuníamos para formar os times. Os dois melhores jogadores escolhiam os companheiros, enquanto os menos talentosos ficavam para o final, e quem não era escolhido acabava na torcida. Quando algum jogador falhava, não era incomum ouvir alguém da plateia gritar: "Fulano, pede pra cagar e sai!".
Hoje, ao ver os desastrosos índices de desempenho do governo central, recordes negativos em saúde, meio ambiente, gestão – mortes por dengue, queimadas, alta do dólar, finanças das estatais, preço dos alimentos no supermercado, preço dos combustíveis, lei Rouanet, emendas pix, a desastrada política externa – essa lembrança me invade. Diante de tantos descaminhos, como parte da plateia, vem-me o incontrolável desejo de gritar: "Lula, pede pra cagar e sai!".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário