quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Quem confere ferro...


O indivíduo trabalhava numa empresa que comercializava vigas de ferro, componentes estruturais essenciais da construção civil, responsáveis por sustentar cargas e garantir a estabilidade das edificações modernas.

Entre suas tarefas estavam o recebimento das vigas, a conferência das quantidades, dimensões e a separação por lotes.

Certo dia, ao manusear uma dessas pesadas peças metálicas, escapuliu e acertou-lhe a cabeça, abrindo-lhe o couro cabeludo. O ferimento não foi grave, mas causou dor intensa e um sangramento considerável.

Moral da história: “Quem confere ferro, com ferro será ferido.”

Introduzo essa historieta infame apenas como pretexto para falar do ditado original: “Quem com ferro fere, com ferro será ferido.”

A expressão, de origem bíblica (Mateus 26:52, onde Jesus adverte: “Todos os que pegarem na espada, à espada perecerão”), evoluiu na língua portuguesa como máxima de justiça poética, a ideia de que quem pratica o mal acaba por sofrer consequência semelhante.

Parte da mídia brasileira tem especulado que algumas autoridades nacionais se dizem vítimas de perseguição por governos estrangeiros. É claro que esse assunto nada tem a ver com ditados populares e suas variações... Mas como hoje não estou me sentindo muito bem, acabo misturando os temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário