segunda-feira, 27 de junho de 2022

Uma facada para Lula




Antes que os esquerdinhas mais alvoroçados julguem o texto pelo título (espero que leiam pelo menos esse primeiro parágrafo), esclareço que não estou ameaçando, sequer desejando que o candidato do PT seja fisicamente agredido. Apenas estou lançando mão de algo que aconteceu na eleição de 2018 tendo como alvo o então candidato Jair Bolsonaro que, a meu juízo, ajudou-o a tornar-se Presidente. O período em que ele ficou forçosamente calado, inclusive sua ausência dos debates, deve ter contribuído para que não se expusesse a maiores desgastes. Portanto, o candidato Lula precisa urgentemente de algo razoável que justifique um silêncio prolongado, daí a escolha do título deste texto.

Todos sabemos a enorme quantidade de intelectuais que formam os quadros do Partido dos Trabalhadores. Ademais, com os recursos de que dispõe a agremiação (fundo eleitoral, fundo partidário e eventualmente alguma outra fonte - nenhuma insinuação relativa ao vídeo do Ministro Gilmar Mendes - https://www.facebook.com/watch/?v=1113460465352981), podem ser contratados os mais competentes e experientes assessores/marqueteiros disponíveis aqui e alhures. Qual a explicação então para os últimos pronunciamentos do ex-Presidente?

1 - Regulamentação dos meios de comunicação e da Internet (O Globo - 9 de janeiro de 2022). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já falou publicamente ao menos 3 dezenas de vezes sobre regular os meios de comunicação – sejam os tradicionais, seja a internet. Essa proposta é uma ameaça à liberdade de expressão e um contorcionismo verbal para o que é, na verdade: censura!

2 - A guerra podia ser resolvida aqui numa mesa de bar tomando cerveja ( https://jornaldossportsusa.com/.../lula-diz-que-no-brasil...(seriam-resolvidos-na-mesa-de-um-bar/ - 4 de junho de 2022). Estão morrendo milhares de seres humanos diariamente nesse conflito insano e o cara brinca com isso. Insana a guerra, insano o comentário!

3 - Lula sobre aborto: "deveria ser transformado numa questão de saúde pública e todo mundo ter direito" - (https://g1.globo.com/.../lula-sobre-aborto-deveria-ser... - 6 de abril de 2022). Tenho opinião pessoal sobre o aborto e não quero nem devo entrar no mérito da questão, mas o que importa aqui é a conveniência eleitoral do candidato. Se (em pesquisa recente) 42% dos brasileiros são contra qualquer tipo de aborto e 33% admitem com as restrições atuais, defender o aborto universal é eleitoralmente mal aceito por 75%, portanto abordagem contraindicada para candidato.

4 - A insistência em relativizar ditaduras "amigas". Comparar Ortega a Merkel é agressão à inteligência do(s) interlocutor(es). “Por que Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não? Qual a lógica?”, questionou na Espanha em entrevista ao El Pais. Ortega perseguiu opositores e atropelou a legislação para permanecer no poder. Isso foi citado pelas entrevistadoras do "El País", que relembraram que o nicaraguense mandou opositores para a prisão antes das eleições — o que não ocorreu na Alemanha. (https://brasil.elpais.com/.../tenho-que-voltar-a... - 20 de novembro de 2021). "O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. (https://www.otempo.com.br/.../lula-diz-que-guaido-deveria..."oi-democratico-1.2306007 - 4 de março de 2020).

5 - "Durante 33 anos o PT, a esquerda e suas redondezas negaram qualquer ligação com os autores do sequestro do empresário Abílio Diniz, em 1989, executado por uma quadrilha multinacional de terroristas" (https://www.gazetadopovo.com.br/.../o-que-lula-fez-pelos.../ - J. R. Guzzo em 20/06/2022). Recentemente o ex-Presidente em depoimento público durante atividade de pré-campanha, confessou que recorreu ao então Presidente Fernando Henrique e ao ex-Ministro da Justiça, Renan Calheiros, para libertar "os meninos" que cometeram esse "equívoco".

Listei apenas algumas afirmações, sem deixar de registrar: "ainda bem que a natureza criou o coronavírus", "Bolsonaro não gosta de gente, só gosta de polícia", "a classe média ostenta um padrão de vida como em nenhum lugar do mundo. Eu quero ter uma televisão... não precisa ter uma em cada sala. Uma televisão já tá boa", "O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, é tão responsável pelo conflito como o russo Vladimir Putin. Os Estados Unidos e a União Europeia também têm parte da culpa pela guerra."

O jornal O Estado de São Paulo, em editorial de 5 de maio de 2022 sob o título - "Lula calado é um poeta", afirma: "Líder petista parece que tem uma cota de besteiras para dizer até a eleição. É impressionante. Muito distante daquele líder político dotado de um acurado tino eleitoral, atributo que é reconhecido até por seus adversários...". O que me causa estranheza é o fato de que não apareça alguém para parar essa cotidiana alimentação às campanhas adversárias. Lula está precisando da acuidade do metalúrgico que ao participar de um evento de campanha da então candidata Dilma Rousseff em São Bernardo do Campo, brincou: 'Desliga o microfone dela, pelo amor de Deus'.

Muitos analistas políticos, admiradores e opositores, observadores da política nacional encontram-se perplexos com a incontinência verbal do "encantador de serpentes" (royalties para Ciro Gomes). Estão todos sem entender a falta de sensibilidade, o pisotear na lógica de campanha e se perguntam o que está a acontecer. Tenho ouvido opiniões as mais diversas: desde que ele não quer ser candidato e está fazendo tudo para isso, passando pela soberba de achar que a eleição está definida até a especulação de que "o alemão está rondando a mente" do ex-Presidente. De minha parte, desejo vida longa, saudável e feliz ao cidadão Lula da Silva. De preferência fora do poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário