
Com o voto de desempate do Presidente, o Ministro John Roberts, a Suprema Corte americana impediu que uma questão de cidadania fosse acrescentada ao Censo de 2020, por enquanto, um grande golpe para o presidente Donald Trump.
A decisão é vista como uma vitória impressionante para grupos de direitos civis e defensores da oposição. O pano de fundo desse pedido de inclusão da pergunta é a eleição presidencial do próximo ano. Desconfia-se que isso poderia levar a uma contagem imprecisa da população do país. Trump almejaria reduzir o número de habitantes (minorias) nos distritos democráticos. Os dados do censo de 2020 serão usados para alocar as cadeiras no Congresso e distribuir bilhões de dólares da União para Estados e Condados na próxima década.
O Tribunal decidiu que a administração Trump não ofereceu razões convincentes para adicionar uma questão sobre cidadania ao censo do próximo ano. Os Ministros resolveram devolver a questão ao Departamento de Comércio, responsável pelo censo, pedindo mais explicações.
Em rara oportunidade, o Presidente conservador John Roberts somou-se aos liberais da Corte, Ruth Bader Ginsburg, Stephen Breyer, Sonia Sotomayor e Elana Kagan, no bloqueio da questão da cidadania.
Enquanto isso, um irritado Presidente Trump usando uma das suas "especialidades" (Twitter), digitou: "Parece totalmente ridículo que o nosso governo, e de fato o País, não possa fazer uma pergunta básica sobre Cidadania em um censo muito caro, detalhado e importante, neste caso para 2020. Eu perguntei aos advogados se eles podem retardar o Censo, não importa por quanto tempo, até que a Suprema Corte dos Estados Unidos receba informações adicionais a partir das quais pode tomar uma decisão final e decisiva sobre esse assunto muito crítico. Alguém pode realmente acreditar que, como um grande país, não podemos perguntar se alguém é ou não cidadão? Só na América!"
A União Americana das Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês) publicou na última quinta-feira que a decisão é "uma vitória" para imigrantes e comunidades de cor.