A ONU, Organização das Nações Unidas, é uma organização internacional de 193 estados-membros. Foi fundada em 1945 para evitar outra guerra mundial. A carta de fundação da ONU estabelece quatro propósitos fundamentais:
- Manter a paz internacional salvando as gerações futuras dos horrores da guerra
- Reafirmar a fé nos direitos humanos fundamentais, incluindo a dignidade humana e os direitos iguais de homens e mulheres
- Estabelecer condições para manter o respeito e a justiça pelas obrigações dos tratados e o direito internacional
- Promover o progresso social e melhores padrões de vida para a humanidade
Entre todos os seus organismos, a ONU possui uma unidade chamada "Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável" (United Nations Sustainable Development Solutions Network) que anualmente (já o faz há 16 anos) produz e publica o relatório "World Happiness Report" - algo como Relatório Mundial da Felicidade.
Aos 18 de março último, tal organismo publicou o relatório referente ao ano de 2022 e a Finlândia foi coroada o país mais feliz do mundo pelo quinto ano consecutivo, com uma pontuação significativamente à frente de seus pares. Segue-se a Dinamarca em segundo Lugar e a Islândia, Suíça e Holanda completam os cinco primeiros. Nesse relatório, os Estados Unidos ficaram em 16.º lugar, o Brasil em 39.º, a Argentina em 57.º e a Venezuela em 108.º lugar.
"O relatório usa dados de pesquisas globais para relatar como as pessoas avaliam suas próprias vidas em mais de 150 países ao redor do mundo, com a classificação baseada em uma média de três anos. As principais variáveis que contribuem para explicar as avaliações de vida das pessoas incluem produto interno bruto per capita, expectativa de vida saudável, generosidade, apoio social, liberdade para fazer escolhas de vida e percepções de corrupção."
Ao tomar conhecimento desse relatório, remeti-me a uma pesquisa realizada em 2013 pelo IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, uma Fundação pública federal, vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. O IPEA, segundo sua própria definição, é o Instituto que pesquisa e planeja o futuro do país.
Nessa pesquisa de 2013, concluiu que se o Nordeste fosse um país seria a 9.ª nação mais feliz do mundo e que nesse virtual país, Várzea Alegre seria a unidade mais feliz entre todos os seus municípios. "Uma concentração de gente contagiada pelo vírus da felicidade" (https://www.youtube.com/watch?v=908TQy5P0Q0).
Mas esse "arrodeio todinho" foi apenas para informar aos meus três leitores que hoje, 21 de agosto, está começando a festa do nosso padroeiro, o padroeiro de Várzea Alegre - São Raimundo Nonato. Se você não conhece a cidade mais feliz do Nordeste brasileiro, vá correndo! Você só tem até o dia 31 deste mês para usufruir do período mais alegre e festejado da cidade mais feliz e festeira dos nordestinos.
***********************************************************
Atualizado em 21/03/2023 ás 21:21h
Finlândia é hexa como país mais feliz do mundo e quer ensinar o segredo em aulas
"Masterclass of Happiness" vai acontecer em um resort no país em junho de 2023 e oferece gratuitamente passagem, hospedagem e quatro dias de aulas
https://www.otempo.com.br/mundo/finlandia-e-hexa-como-pais-mais-feliz-do-mundo-e-quer-ensinar-o-segredo-em-aulas-1.2833572