No ano de 1987 eu era líder de oposição ao Governo Tasso Jereissati na Assembléia Legislativa do Ceará. Publicada pesquisa de opinião pública na mídia nacional em que o Governador cearense detinha elevado índice de aprovação, fiz discurso da tribuna tratando com ironia aquele resultado com o objetivo de desqualificá-lo. "Queria levar ao conhecimento desta Casa Legislativa que em recente pesquisa fui considerado o melhor Deputado dessa legislatura. A pesquisa foi feita entre meus oito irmãos, minha mãe e meu pai".
O tempo provou que a pesquisa estava certa e eu estava errado, tanto é que não fui reeleito e o Governador Tasso elegeu seu sucessor com folga.
Hoje vemos divulgadas pesquisas de opinião as mais diversas entre potenciais candidatos a Presidente, todas elas trazendo o pré-candidato do PT largamente à frente dos seus eventuais adversários. Nada mais natural pelo "recall" do ex-Presidente Lula (duas vezes Presidente da República, saindo do cargo com uma aceitação que beirava a unanimidade), não tivessem ele e seu Partido patrocinado os maiores escândalos já acontecidos em Repúblicas ocidentais.
Algo que chama a atenção é que o Presidente e provavelmente candidato à reeleição Jair Bolsonaro, em suas aparições públicas arrasta multidões, enquanto o líder das pesquisas faz apenas reuniões semipúblicas e sempre falando para platéias "amestradas".
A terceira via, tendo como seu mais competitivo representante o ex-Juiz Sérgio Moro, patina na melhor das hipóteses nos arredores de 11%. Há já algum tempo escrevi que o Dr. Moro precisa chegar ao mês de maio com algo em torno de 15 ou 16%, preferencialmente tirando a maior parte do seu crescimento do percentual atribuído a Bolsonaro, sob pena de inviabilizar essa tão buscada terceira via e consolidar a desenhada bipolaridade esquerda/direita.
Descartemos a possibilidade aventada por muitos de os institutos de pesquisa estarem "errando" deliberadamente. Meu palpite é de que, nas proximidades das convenções partidárias para escolha dos candidatos, mês de junho por exemplo, se consolidada a disputa esquerda/direita, o atual Presidente tem que estar pelo menos em empate técnico com seu adversário, do contrário tornará muito difícil sua reeleição.
O PT tem contra seu candidato a exploração que está sendo e será cada vez mais feita dos "mal feitos" do Partido e seus dirigentes. Moro terá como bandeira favorável o combate à corrupção e ao crime organizado, que não é desprezível. Bolsonaro tem a seu favor a caneta do Governo, disposta a distribuir um "saco de bondades" até a eleição. Neste momento, a meu juízo, a eleição é completamente imprevisível.
Em tempo: perdoem-me os que raciocinam com a cegueira da paixão mas continuo achando que Lula não será candidato.
********************************************************
Atualizada em 24/02/2022 às 09:32hParece que as notícias para o pré-candidato do PT não são nada boas e as coisas estão acontecendo muito antes do que eu imaginava:
"Pesquisa do banco Modal coloca Bolsonaro à frente de Lula.
Pesquisa divulgada a clientes do banco coloca Bolsonaro em primeiro lugar nas respostas espontâneas e empatado tecnicamente na estimulada."
Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/radar-economico/a-pesquisa-do-banco-modal-que-coloca-bolsonaro-a-frente-de-lula/
*******************************************************
Atualizada em 30 de julho de 2022 às 03:50hPesquisas publicadas com menos de 24 horas de intervalo, por duas instituições pertencentes ao mesmo grupo financeiro.
"XP/Ipespe: Lula tem 44% e Bolsonaro,35%
https://www.uol.com.br/eleicoes/2022/07/25/pesquisa-xp-ipespe-presidente-julho.htm?cmpid=copiaecola&fbclid=IwAR01mZd4zkOkjRl1qU8IGwZ6QaYAcI__qL1LY_0u18IVre98fCj9GfO4FsA
"Banco Modal é um banco de investimentos brasileiro com sede no Rio de Janeiro, desde 2022 pertencente ao Grupo XP. Fundada em 1995, a instituição atua no mercado de ativos com operações de conta-corrente, crédito e investimentos."
"Pesquisa Modal/Futura mostra empate técnico entre Bolsonaro e Lula."
https://www.redetv.uol.com.br/jornalismo/eleicoes2022/blog/presidenciaveis/pesquisa-modal-futura-mostra-empate-tecnico-entre-bolsonaro-e-lula?fbclid=IwAR0MPDnQTAfpR6hVW4lSvAa4y89ZL1O-LYR8eZzI8mbBQ1hSwZx0HpYBQzw