Recebi cobrança de um querido amigo (mais amigo de Lula do que meu), o fato de não ter feito com a mesma veemência a cobrança ao Bolsonaro (Leite Condensado) da que fiz ao Lula, relacionada ao triplex do Guarujá, ao sítio de Atibaia, ao terreno para o Instituto Lula etc.
Fácil de entender: nos casos Lula citados acima, o próprio foi diretamente beneficiado pelo "mal feito", para usar um eufemismo corrente entre os militantes petistas. Tanto é assim que o ex-Presidente foi condenado em dois dos processos em Primeira Instância e em Segunda Instância no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, além do insucesso em dezenas de Recursos interpostos ao Superior Tribunal de Justiça e mesmo no Supremo Tribunal Federal. Nunca é demais lembrar que a maioria dos membros desses dois Tribunais Superiores foram indicados pelos Governos Lula/Dilma.
Apesar de toda má vontade que você eventualmente possa ter com o Governo Bolsonaro (e confesso que tenho), não dá para debitar ao Presidente as compras gerais correspondentes a todo o Poder Executivo Federal, incluindo Presidência, Vice-Presidência, Ministérios, Estatais, Forças Armadas e Autarquias, além de programas sociais.
Evidente que para a militância da esquerda, a narrativa de Bolsonaro colocando quinze milhões de reais de Leite Condensado no seu pão é oportuníssima, no momento em que o PT e outros Partidos do mesmo espectro político estão votando nos candidatos de Bolsonaro em ambas as Casas Legislativas, mormente no Senado que constitucionalmente é responsável por um eventual julgamento do Presidente por crime de responsabilidade.
O que a honestidade intelectual exige é que o cidadão antes de repercutir qualquer notícia, procure apurar a procedência da mesma. Neste caso, quatorze milhões e duzentos mil reais foram empenhados (não necessariamente executados) pelo Ministério da Defesa, que abriga nos seus quadros trezentos e setenta mil efetivos em números redondos. Esse pessoal atuou desde o combate à pandemia, na garantia e logística da eleição municipal de 2020, na construção/recuperação de rodovias etc.
A oposição e militantes deviam perseguir o que realmente importa. Por exemplo, o constante atentado ao bem-estar e a proteção da vida e da saúde dos brasileiros, na sabotagem ao combate à covid-19; o apoio a manifestações de índole antidemocrática em afronta à Constituição; interceder no que diz respeito a investigações voltadas a integrantes de sua família; a interferência em Órgãos de Controle como Polícia Federal, Receita Federal, COAF, para citar apenas estes.
E para não dizer que não falei do orçamento de compras de comestíveis e bebidas do Governo em 2020, lembro que quando nas férias em Várzea Alegre eu ia assistir aos filmes do Cine Odeon, quem comprava o chiclets era eu. O meu e o da namorada.
**********************************************
Atualizado em 27 de janeiro de 2021, às 22:02h