sábado, 6 de junho de 2020

Mente vazia




Em Santa Monica Boulevard, entre a 3rd Street Promenade e a 4th Street na cidade de Santa Monica (Condado de Los Angeles) existe uma pequena loja de conveniência, como milhões de outras nos Estados Unidos. Deve ter 3 metros de frente, talvez uns 8 metros de fundo com um estreito balcão do lado esquerdo e uma gôndola vertical refrigerada à direita. Ironia das ironias, essa pequena "bodega", situada na principal avenida de Santa Monica, fica localizada à frente da maior agência do Citibank do Condado. Aqui você pode jogar nas loterias da California, como a Powerball (prêmio de 135 milhões de dólares em sorteio no dia 03 de junho de 2020) ou Mega Millions (prêmio de 378 milhões de dólares no sorteio de 05 de junho de 2020). Na entrada, um caixa eletrônico tipo ATM. Comprar e aquecer no micro-ondas o sanduíche do seu café da manhã, bem embalado em papel alumínio e acompanhado pela garrafa de Mountain Dew ou uma latinha de Cherry Coke. Cigarros, o isqueiro descartável, canetas bic, chocolates, etc.

Nesse pequeno estabelecimento comercial, você será atendido por um senhor da pele bem escura (mas não negra como as brasileiras), que me provoca na mente a expressão "preto encardido", ou pela jovem que imagino sua filha, com a mesma tonalidade de pele. Tento adivinhar sua origem e faço minha aposta solitária e silente de que são migrantes indianos em busca do "american dream".

A morte de George Floyd (um afro-americano de 46 anos) por policiais de Minneapolis, despertou uma onda de protestos contra o racismo em todo o mundo. Provocou também reflexões sobre a violência da polícia no trato com os negros americanos. Seguem-se 11 dias de violência urbana, de distúrbio de manada, vandalismo, assaltos, roubos e incêndios, manifestações assemelhadas às de 1968, após o assassinato do líder de direitos civis, Martin Luther King Jr.

George Floyd era motorista de caminhão e segurança, mas também tinha uma passagem rápida pela música. "Nos anos 1990, quando vivia em Houston (Texas), ele participou da cena hip-hop e integrou um coletivo famoso, o Screwed Up Click."

Por mais que a morte de George desperte em mim um sentimento de revolta pela brutalidade e de simpatia pelos familiares, minha mente remete-me novamente para a pequena loja do suposto indiano. A cidade de Santa Monica passou por um razoável período de "lockdown" com prejuízo inquestionável para os negócios, principalmente para os pequenos empreendedores. Suportaria, aquele pequeno estabelecimento que eu frequentava, a interrupção de suas atividades? Enquanto refletia sobre isso, assaltou-me a inquietação ao ver os vídeos de saques naquela cidade da Califórnia. E se em meio à pandemia, a barbarie houvesse atingido a loja da Santa Monica Boulevard?

Nesse tempo de quarentena, a mente vazia fica vagando pelo universo a menos que você tenha sido treinado a resistir à divagação. O que definitivamente não é o meu caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário